Nós educadores sabemos a força do gesto do brincar na primeira infância, sua beleza, seu significado, sua importância. No diálogo com o brincar as crianças criam, recriam, aprendem, transformam e apreendem o mundo. Um mundo interno e externo de aprendizagens muito maiores, mais complexas e significativas que as ditas educacionais.
Quando brinca a criança está inteira. Corpo, mente, sentimentos, pensamentos estão conectados com sua ação. As brincadeiras trazem a real presença, o encontro entre passado e futuro, transformando o tempo no presente momento. Como diz o poeta português Agostinho da Silva “A criança quando brinca suspende o tempo”.
O brincar infantil dura o tempo da experiência e este é intrasferível, pura conexão.
Estamos em um momento de distanciamento da vida simples e das atividades em sociedade. Devido a pressa e ao intenso uso da tecnologia nossas crianças têm perdido a oportunidade de aprender os saberes e fazeres culturais com os adultos, empobrecendo o repertório criativo e imagético infantil.
Em 2020 o mundo parou com a Pandemia e ainda assim aceitar a pausa e olhar para as infâncias continua sendo um desafio… sem experiências significativas e sem escuta as aprendizagens ficam comprometidas. Só aprendemos o que de fato nos afeta… afetos…
Criança é natureza, sujeito ativo, curioso, inquieto e é essa inquietude que move e impulsiona a descoberta de si, dos outros, do mundo. Como possibilitar o desenvolvimento integral das crianças?
Suspenda o tempo, aproveite a pausa, brinque ao ar livre, contemple o céu, sinta o vento, pule, tome banho de chuva, invente histórias, reconte memórias, dance, cante, brinque, reconecte-se com suas lembranças, plante uma semente, escute o canto dos pássaros, os sons da chuva, conviva com diferentes idades, resgate suas origens… amplie as possibilidades infantis em brincadeiras , fazeres e conversas cotidianas. Oportunize aprendizagens de CONVIVER. Crie espaços para as manifestações infantis, esteja atento ao imenso potencial que as crianças apresentam ao se relacionarem com a vida. Esteja receptivo ao que vem do mundo, se deixe surpreender.
Entre tantos caminhos escolhemos a documentação pedagógica como estratégia e exercício constante de suspender o tempo para olharmos com reparo e respeito as linguagens usadas pelas crianças para construírem conhecimentos e aprendizagens no brincar livre, em espaços de liberdade. Um exercício de olhar, uma oportunidade de reconhecermos a cultura da infância e de “espiar” a potência expressa nessa manifestação. Como nos diz a querida pesquisadora Lydia Hortélio, vamos aprender menino?
Esperamos você em 2021.
Boas festas !