duração

+ de 40h

formato

100% online

ao vivo

3 encontros

duração

+ de 40h

formato

100% online

ao vivo

3 encontros

Porque a escolha do curso de extensão ?

A cultura do ateliê e o papel do atelierista é um curso ateliê que tem como objetivo aprofundar os estudos sobre as linguagens expressivas (argila, som, papel, pintura, grafismo, natureza e digital), a dimensão estética e a aprendizagem dentro de uma abordagem projetual articulando teoria e práticas de ateliê.

Nosso intuito é através do “fazer da experiência” refletir sobre os princípios éticos, estéticos e políticos que sustentam uma prática pedagógica democrática que vê a criança como sujeito potente e forte, o professor como pesquisador e a escola como lugar de encontro de culturas e laboratório de pesquisa e reflexão.

dani

Dani Mello |  Fundadora do curso

Porque a escolha do curso ateliê 3D ?

dani

Dani Mello |  Fundadora do curso

O curso Ateliê une teoria e prática, isso quer dizer que você aprende fazendo. Desde o primeiro módulo você começa a praticar. Com exercícios simples a metodologia 3D entrelaça arte, ciência e pedagogia e lhe dá todas as ferramentas necessárias para que você faça as pazes com a linguagem escrita, construa instrumentos projetuais e pratique a documentação no dia a dia.

Este percurso de formação foi desenhado especialmente para revelar, debater e experimentar os princípios que norteiam a prática da documentação pedagógica das escolas de infância de Reggio Emília, Itália.

E por que é pertinente hoje pensar, estudar e praticá-la? Porque a documentação pedagógica antes de nos ajudar a VER as “100 linguagens das crianças” nos ajuda a SER educador. Sua prática é formativa e auto formativa, dá visibilidade e materialidade à escuta ativa para com as infâncias sendo o único caminho para quem deseja praticar uma pedagogia participativa e democrática.

No Ateliê 3D vamos “prestar atenção” à concepção de infância, ao ato curioso e imaginativo, aos percursos de investigação, às pautas de observação, à “progettazzione” , planejamentos, imagem como pensamento, às vozes das crianças, às vozes dos pesquisadores e às poéticas da infância.