Este curso oferece uma abordagem prática e reflexiva para educadores e cuidadores interessados em transformar a experiência das crianças por meio de ambientes planejados, brincadeiras intencionais e uma presença adulta significativa.
Compreender o impacto da autonomia na formação da personalidade infantil
Identificar a importância da liberdade motora e da atividade autônoma no desenvolvimento da personalidade, senso de competência e autoconfiança das crianças.
Refletir sobre a organização de espaços e tempos para a infância
Analisar como planejar ambientes de descanso e atividade que promovam a iniciativa individual, respeitem os ritmos de cada criança e favoreçam a convivência em um espaço coletivo.
Explorar a relevância do brincar livre e da observação
Examinar práticas profissionais que valorizem o brincar como ferramenta central para adaptação às necessidades individuais, promovendo respostas mais coerentes e alinhadas ao desenvolvimento infantil.
Investigar o papel do brincar no equilíbrio e desenvolvimento global da criança
- Entender o significado do ato de brincar em diferentes idades, considerando seu impacto no desenvolvimento psicomotor, cognitivo, emocional e social.
- Explorar a relação entre habilidades motoras, imaginação e pensamento, evidenciando o brincar como fonte de aprendizado, equilíbrio e autodescoberta.
Planejar áreas de lazer e escolher materiais adequados
- Projetar ambientes de brincadeira seguros e estimulantes, adaptados à maturidade, habilidades e interesses das crianças.
- Avaliar a seleção de brinquedos e materiais, garantindo que atendam às necessidades físicas, intelectuais e estéticas das crianças.
Criar espaços que respeitem a individualidade e incentivem a exploração segura
- Desenvolver ambientes internos e externos que promovam descobertas autônomas e seguras.
- Usar a observação como base para ajustar o espaço e as atividades, respeitando o nível de maturidade e autonomia de cada criança.
Definir o papel do adulto no apoio à brincadeira e ao aprendizado
- Avaliar como a presença e as atitudes do adulto podem sustentar o interesse das crianças e ajudá-las a se sentirem competentes, autônomas e confiantes.
- Planejar atividades direcionadas para crianças maiores, garantindo que sejam apresentadas de forma envolvente e respeitosa.
Adotar a observação como ferramenta de trabalho em equipe
- Usar a observação para compreender melhor as necessidades individuais e promover uma adaptação constante às demandas das crianças.
- Ajustar as propostas pedagógicas com base nos comportamentos e interesses observados.
Pedagoga e atelierista, especialista em Educação Infantil e Neurociências aplicadas à Aprendizagem. Certificada pela Reggio Children, Centro Crescere (Itália) e Instituto Pikler (Paris), é dedicada ao estudo e à pesquisa das infâncias e suas múltiplas linguagens.
Com mais de 30 anos de experiência no contexto escolar brasileiro, desenvolveu uma metodologia de formação em contexto, chamada de 3D, fundamentada nos princípios da aprendizagem negociada e inspirada nas vivências e pesquisas das escolas de infância de Reggio Emilia. Hoje, dirige o Na Praça Ateliê e atua como consultora pedagógica para redes públicas e privadas em diversos estados do Brasil.
Guilherme Fraga
Guilherme Fraga é atelierista, figurinista e artista plástico, com especialização em Linguagens da Arte, Cenografia e Figurinos. Formado em Magistério e Artes Visuais, iniciou sua prática na educação pública em 2004, destacando-se como um educador que explora diversas linguagens artísticas com as crianças.
Pesquisador da abordagem Reggio Emilia, atua no Espaço Kando - Escola pela Infância, em São Paulo, oferecendo vivências artísticas desde bebês até o Ensino Fundamental I. Também ministra cursos que valorizam a Cultura do Ateliê. Como figurinista, produziu mais de trinta espetáculos, sendo premiado com o “Arlequim” de melhor figurino infantil em São Paulo.
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Acontecerá em Janeiro.>
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