Este curso oferece uma abordagem prática e reflexiva para educadores e cuidadores interessados em transformar a experiência das crianças por meio de ambientes planejados, brincadeiras intencionais e uma presença adulta significativa.
Compreender o impacto da autonomia na formação da personalidade infantil
Identificar a importância da liberdade motora e da atividade autônoma no desenvolvimento da personalidade, senso de competência e autoconfiança das crianças.
Refletir sobre a organização de espaços e tempos para a infância
Analisar como planejar ambientes de descanso e atividade que promovam a iniciativa individual, respeitem os ritmos de cada criança e favoreçam a convivência em um espaço coletivo.
Explorar a relevância do brincar livre e da observação
Examinar práticas profissionais que valorizem o brincar como ferramenta central para adaptação às necessidades individuais, promovendo respostas mais coerentes e alinhadas ao desenvolvimento infantil.
Investigar o papel do brincar no equilíbrio e desenvolvimento global da criança
- Entender o significado do ato de brincar em diferentes idades, considerando seu impacto no desenvolvimento psicomotor, cognitivo, emocional e social.
- Explorar a relação entre habilidades motoras, imaginação e pensamento, evidenciando o brincar como fonte de aprendizado, equilíbrio e autodescoberta.
Planejar áreas de lazer e escolher materiais adequados
- Projetar ambientes de brincadeira seguros e estimulantes, adaptados à maturidade, habilidades e interesses das crianças.
- Avaliar a seleção de brinquedos e materiais, garantindo que atendam às necessidades físicas, intelectuais e estéticas das crianças.
Criar espaços que respeitem a individualidade e incentivem a exploração segura
- Desenvolver ambientes internos e externos que promovam descobertas autônomas e seguras.
- Usar a observação como base para ajustar o espaço e as atividades, respeitando o nível de maturidade e autonomia de cada criança.
Definir o papel do adulto no apoio à brincadeira e ao aprendizado
- Avaliar como a presença e as atitudes do adulto podem sustentar o interesse das crianças e ajudá-las a se sentirem competentes, autônomas e confiantes.
- Planejar atividades direcionadas para crianças maiores, garantindo que sejam apresentadas de forma envolvente e respeitosa.
Adotar a observação como ferramenta de trabalho em equipe
- Usar a observação para compreender melhor as necessidades individuais e promover uma adaptação constante às demandas das crianças.
- Ajustar as propostas pedagógicas com base nos comportamentos e interesses observados.
Pedagoga e atelierista, especialista em Educação Infantil e Neurociências aplicadas à Aprendizagem. Certificada pela Reggio Children, Centro Crescere (Itália) e Instituto Pikler (Paris), é dedicada ao estudo e à pesquisa das infâncias e suas múltiplas linguagens.
Com mais de 30 anos de experiência no contexto escolar brasileiro, desenvolveu uma metodologia de formação em contexto, chamada de 3D, fundamentada nos princípios da aprendizagem negociada e inspirada nas vivências e pesquisas das escolas de infância de Reggio Emilia. Hoje, dirige o Na Praça Ateliê e atua como consultora pedagógica para redes públicas e privadas em diversos estados do Brasil.
Guilherme Fraga
Guilherme Fraga é atelierista, figurinista e artista plástico, com especialização em Linguagens da Arte, Cenografia e Figurinos. Formado em Magistério e Artes Visuais, iniciou sua prática na educação pública em 2004, destacando-se como um educador que explora diversas linguagens artísticas com as crianças.
Pesquisador da abordagem Reggio Emilia, atua no Espaço Kando - Escola pela Infância, em São Paulo, oferecendo vivências artísticas desde bebês até o Ensino Fundamental I. Também ministra cursos que valorizam a Cultura do Ateliê. Como figurinista, produziu mais de trinta espetáculos, sendo premiado com o “Arlequim” de melhor figurino infantil em São Paulo.
Confira alguns depoimentos
Eu estou animadíssima, até pq já fiz viagens inclusive pra Reggio Emilia mas nunca alguém me entregou tanto como você Dani, em uma viagem pedagogica.
Totalmente disponível, um ser humano excepcional e que não pensa duas vezes em compartilhar sua experiência conosco.
(Foi um show a parte de consultoria gratuita pra gente)
Por isso que já sou a primeira da lista.
Sei que seremos privilegiados em vivenciar essa viagem.
Eu poderia repetir mil vezes as palavras da Amanda, porque elas traduzem exatamente o que também estou sentindo. Já vivi outras experiências incríveis, inclusive em Reggio Emilia, mas essa viagem teve um significado único. A entrega, a generosidade e a profundidade com que cada aprendizado foi compartilhado fizeram toda a diferença. Dani, você não apenas guiou uma jornada pedagógica, mas proporcionou uma verdadeira imersão transformadora. Sua disponibilidade, olhar sensível e vontade genuína de compartilhar conhecimento fizeram dessa experiência algo raro e valioso.
Me sinto privilegiada por ter vivido isso e já estou contando os dias para o que vem pela frente. Foi aprendizado, foi inspiração, foi crescimento e, acima de tudo, foi humano.