Areia no Bolso: o que os bebês já sabem que os adultos ainda precisam descobrir?

A areia é um deles.

Uma colher, um punhado de areia e uma pergunta: o quanto realmente conhecemos sobre aquilo que oferecemos às crianças?

Há materiais tão presentes no cotidiano das infâncias que, muitas vezes, deixamos de nos perguntar sobre suas possibilidades.

A areia é um deles.

Colocamos areia em caixas, organizamos espaços de brincar, oferecemos baldes, pás e peneiras. Mas quanto conhecemos sobre a materialidade da areia? Que relações ela permite estabelecer? Que conhecimentos podem emergir do encontro entre os pequenos gestos, os objetos e as propriedades dessa matéria?

E, talvez, a pergunta mais importante: o que precisamos aprender a observar para reconhecer as pesquisas que as crianças realizam enquanto brincam?

Foi a partir dessas inquietações que nasceu o AREIA NO BOLSO, uma série de encontros de estudo e investigação do Conversas e Vivências, dedicada a aprofundar as relações entre materialidades, movimento livre, brincadeira e aprendizagem.

Quando um espaço de areia se transforma em território de pesquisa

Recentemente, durante uma imersão de estudos em Berlim, conheci experiências que ampliaram minhas reflexões sobre a organização dos ambientes de brincar. 

Entre elas, o Strandgut, um espaço de areia cuja proposta dialoga com princípios da abordagem de Emmi Pikler e nos convida a olhar com atenção para a autonomia infantil, a presença do adulto e a intencionalidade na escolha dos materiais. 

O que mais me interessou não foi a possibilidade de reproduzir aquele espaço, mas compreender as concepções pedagógicas que sustentam suas escolhas. 

Por que areia seca? Por que determinados objetos? Como a organização do ambiente participa das investigações das crianças? O que acontece quando o adulto observa sem antecipar as descobertas? 

São perguntas que nos ajudam a compreender que um espaço de brincar não se torna investigativo apenas porque oferece materiais interessantes. 

É a qualidade das relações entre crianças, matérias, espaços e tempos que pode transformar uma experiência cotidiana em um campo fértil de pesquisa.

Uma colher nunca é apenas uma colher

Durante nosso primeiro encontro, conversamos sobre algo aparentemente pequeno: a escolha das colheres. 

O que muda quando uma criança encontra uma colher de madeira, outra de metal, uma mais funda, outra mais rasa, uma leve, outra pesada? 

Talvez, para um olhar apressado, sejam apenas utensílios diferentes. 

Mas, quando conhecemos as propriedades dos materiais e aprendemos a observar as ações infantis, começamos a perceber relações que não estavam evidentes. 

Essa é uma das questões que atravessam nossos estudos: a curadoria dos materiais não deveria começar pela pergunta sobre o que oferecer, mas pelo conhecimento daquilo que cada material pode tornar possível. 

E isso exige investigação também por parte do educador. 

Afinal, como podemos ampliar as possibilidades de pesquisa das crianças se pouco conhecemos sobre as matérias que colocamos ao seu alcance?

O que a repetição nos conta?

 

Há outra questão que merece nossa atenção. 

Uma criança enche um recipiente de areia. Esvazia. Enche novamente. Repete o gesto muitas vezes. 

O que vemos nessa cena? 

Uma brincadeira repetitiva? Uma ação que precisa ser enriquecida com novos materiais? Ou uma investigação que ainda não conseguimos compreender? 

Na perspectiva das pedagogias participativas, observar exige reconhecer que o pensamento infantil nem sempre se apresenta por meio de palavras ou de resultados visíveis. 

Ele também se revela no corpo, nos gestos, nas pausas, nas escolhas e nas pequenas variações de uma mesma ação. 

Talvez nosso maior desafio não seja criar experiências cada vez mais elaboradas, mas aprender a reconhecer a complexidade daquilo que já está acontecendo. 

E, para isso, precisamos rever nossa relação com o tempo, com a intervenção e com a própria ideia de aprendizagem.

Antes de organizar um ateliê, precisamos aprender a olhar

 

A experiência em Berlim também me fez revisitar algumas conexões entre os pensamentos de Emmi Pikler e Loris Malaguzzi. 

Embora partam de trajetórias e contextos distintos, suas contribuições nos ajudam a refletir sobre uma imagem de criança competente, capaz de construir conhecimentos nas relações com o corpo, os outros e o ambiente. 

Isso transforma profundamente a responsabilidade do adulto. 

Não basta disponibilizar materiais, organizar composições esteticamente interessantes ou construir espaços que pareçam inovadores. 

É preciso compreender por que fazemos determinadas escolhas e como elas participam das possibilidades de autonomia e aprendizagem das crianças. 

A dimensão estética, nesse sentido, não está separada da pedagogia. Ela se expressa na maneira como organizamos as condições para que as crianças possam investigar o mundo. 

Um ateliê não começa na quantidade de materiais que reunimos. Começa na qualidade do olhar que construímos sobre as crianças e suas pesquisas.

Uma investigação que continua

Nosso primeiro encontro do AREIA NO BOLSO abriu muitas outras perguntas. 

Falamos sobre observação, tempo, repetição, liberdade de movimento, escolhas pedagógicas e sobre o quanto nossas próprias concepções podem ampliar ou limitar as experiências que oferecemos às crianças. 

Mas essas são apenas algumas das camadas de uma investigação que está começando. 

Porque estudar as materialidades não significa apenas descobrir novas possibilidades de uso dos materiais. Significa desenvolver um olhar cada vez mais atento para reconhecer as aprendizagens que acontecem na simplicidade do cotidiano. 

E quanto mais estudamos, mais percebemos o quanto ainda temos a descobrir.

Quer continuar essa conversa? 

O AREIA NO BOLSO é um convite para educadores que desejam aprofundar suas pesquisas sobre as infâncias, a cultura do ateliê, o movimento livre e a organização de contextos investigativos. 

Se essas perguntas também provocam você, venha fazer parte do nosso grupo de WhatsApp AREIA NO BOLSO. 

Por lá, compartilhamos informações sobre os encontros, referências e provocações para continuar pensando sobre nossas práticas.

Porque uma pequena porção de areia pode nos ensinar muito. Desde que estejamos dispostos a olhar de outros modos. 

Daniela Mello 

Conversas e Vivências — Cultura do Ateliê, Infâncias e Pedagogias Participativas